O projeto conhecido como Ivanpah Solar Electric Generating System (ISEGS), situado no deserto de Mojave no Sudoeste da Califórnia.
Começou a funcionar 13 de Fevereiro de 2014, foi promovido por um consórcio formado pelas gigantes norte-americanas NRG Energy, que atua na área da produção e distribuição energia, Google e BrightSource Energy.
O projeto recebeu uma garantia de empréstimo de 1,6 bilhões de Dólar do Departamento de Programas de empréstimo de Energia dos EUA. NRG será a operadora da usina.
Possui mais de 173 mil helióstatos, painéis espelhados móveis que seguem o sol e direcionam a energia solar para uma torre central, que aquece um fluído, originando a produção de vapor e acionando as turbinas que geram eletricidade.
A Central Ivanpah consegue produzir cerca de 392 Megawatts, que dá para abastecer cerca de 140 mil habitantes.
Basicamente são três unidades com torres centrais com alturas que rondam os 140 metros, que recebem energia solar dos painéis de espelho.
O projeto ocupa mais de 1400 hectares.
A enorme dimensão do ISEGS permite uma produção que representa cerca de 30% da energia solar gerada em toda a América do Norte.
O projeto criou milhares de empregos e, no pico da construção, empregou cerca de 3.000 trabalhadores no local e perfizeram mais de 8,35 milhão de homens-horas. Um total de cerca de US $ 650 milhões em salários para construção e operações.
O projeto inicialmente gerou alguma polemica devido ao fato de que muitas aves teriam sido queimadas devido ao intenso calor gerado pelos painéis nas proximidades das torres. Os responsáveis pelo projeto defendeu que com o tempo as aves aprenderiam a mudar a sua rota.
Fontes:
ISEGS; BrightSource Energy
Imagens: via BrightSource Energy______________________________________
Outros Artigos Interessantes:
Sem comentários:
Enviar um comentário