segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Materiais de Construção – Gesso

Gesso

O Gesso é um pó branco de elevada finura e se encontra no mercado em saco de 25kg, 50kg ou até 60 Kg, com os nomes de gesso estuque, ou gesso molde. A sua pega se faz misturando-o com água.

Depois do início da pega, formando uma pasta que continua a endurecer, ganha resistência. Um processo que pode durar semanas.

Deve-se começar a usar a pasta de gesso antes do início do seu endurecimento, que inicia mais ou menos de dois a três minutos podendo durar quinze a vinte minutos.

As velocidades de endurecimento das massas de gesso depende dos seguintes factores: finura do gesso, quantidade de água do amassamento, presença de impurezas ou aditivos. Quanto mais lento o endurecimento, tanto maior a resistência. Há gesso com pega rápida e com pega mais lenta. A quantidade de água do amassamento influencia negativamente a pega e o endurecimento, quer por deficiência, quer por excesso. A quantidade ótima é de 18% a 19%.

Para a utilização do gesso como material de construção, precisa-se de um tempo mais lento de pega, para não endurecer antes que possa ser trabalhado o que pode ser obtido mediante o emprego de aditivos apropriados, como retardadores, cola, serragem fina de madeira, e sangue. Sal de cozinha na proporção de 1,5% do peso do gesso é acelerador de pega. A cal hidratada em mistura com até cerca de 15%, aumento o tempo e o início da pega e melhora as qualidades plásticas da pasta.

O gesso ao solidificar-se aumenta em 1% o seu volume.

As argamassas lisas de gesso com proporção exagerada de areia, alcançam resistência a compressão e a tração muito mais reduzida. A aderência das pastas e argamassas de gesso é muito boa em relação ao tijolo, pedras e superfícies de madeira. No ferro a aderência é instável e pode permitir a corrosão do metal.

O gesso é um ótimo isolante acústico, quando misturado com fibras vegetais ou serragem de madeira.

Transporte e Estocagem

No transporte e na estocagem o importante é evitar umidade e contacto com a água. As pilhas devem ser reduzidas, evitando assim a pressão excessiva dos que ficam mais abaixo.

Em boas condições o tempo de armazenamento pode ser quase que ilimitado.

Aplicação

Aplica-se nos seguintes serviços:

  • ·         Revestimentos, em uma, duas ou três camadas, com alisamento final da superfície;
  • ·         Fabricação de painéis de parede e forros, sempre com acabamento fino;

·         Fabricação de ornamentos, artefatos decorativos, frisos, molduras etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário