COFRAGENS, CARATERIZAÇÃO E DIMENSIONAMENTO
DEFINIÇÃO
Para a execução de cofragens pode-se utilizar diversos materiais, desde madeira, metal, papel cartonado, plastico etc, com o objetivo apenas de contenção ou para obter uma determinada forma.
CLASSIFICAÇÃO
Existem diversos tipos de cofragens, porém dividem-se em três grandes grupos que são: cofragens recuperáveis, cofragens perdidas e cofragens descartáveis.
- Cofragens Recuperáveis - é de certa forma a maioria das formas de cofragem existente, uma vez que permite uma maior rentabilização dos materiais, com varias reutilizações , dependendo do estado dos materiais;
- Cofragens Perdidas - é uma especie de cofragem em que como o próprio nome diz o material fica perdido na estrutura. O material não é recuperado o que torna a sua rentabilização mais limitada. Normalmente é utilizado em zonas onde não há a possibilidade de acesso para a recuperação desse material.
- Cofragens Descartáveis - é um tipo de cofragem em que todo o material utilizado fica totalmente sem serventia, devido a sua fragilidade. Um exemplo disso é a cofragem de papel cartonado.
Para além desses três grandes grupos de cofragens, elas podem ser classificadas também pela geometria e forma de aplicação:
- Cofragens Modular - constituídas por uma estrutura metálica que serve de suporte para a superfície que está diretamente em contacto com o betão, ou seja, o molde.
- Cofragem Vertical - Normalmente para estruturas em posição vertical, como é o caso de muros, pilares etc.
- Cofragem Auto-trepante - Esse tipo de cofragem é utilizado essencialmente em pilares ou outros elementos verticais como grandes colunas. É caraterizado pelo fato de que nesses casos não há condições de fazer o devido escoramento e recorre-se a própria estrutura para servir de escoramento.
- Cofragem deslizante - Utilizado normalmente em elementos horizontais, é um tipo de cofragem que normalmente desloca horizontalmente e é utilizado essencialmente na betonagem de pontes.
Escoramento
Em muitos casos não se consegue efetuar cofragens sem o seu devido escoramento. São os elementos que servem de suporte aos materiais que ficam em contato com o elemento a ser "cofrado".
Os elementos mais comuns são, vigas de madeira, prumos de metal, cimbres etc.
Se achou esse artigo interessante, partilhe ou deixe seu comentário.
Sem comentários:
Enviar um comentário