Cal Virgem
A Cal Virgem é fornecida em pedra ou em pó, em sacos.
Estocagem
Sendo usada somente em obras de menor importância, a estocagem da cal em pedras deve ser no próprio queimador, coberto com lona de plástico e em menor tempo possível, para não ocorrer a queima espontânea pela umidade do ar, perdendo assim a sua utilidade.
Manuseio, Extinção (queima)
A extinção se dá por meio do queimador que é um tanque de madeira de forma trapezoidal, com fundo inclinado, onde se procede a reação da hidratação. Após extinta a cal se passa por peneiras na boca da saída do tanque, caindo alternativamente em dois depósitos, dentro da terra, conforme mostra a figura seguinte.
A cal extinta é envelhecida num dos tanques, enquanto o outro recebe a produção seguinte. Assim a obra dispõe sempre de cal devidamente queimada e envelhecida, conforme a necessidade.
A cal é gorda quando 1m3 de cal virgem fornece mais de 1.8 m3 da pasta. É magra quando a quantidade produzida for menor.
Numa extinção de duração média adiciona-se água suficiente para fazer submergir parcialmente a cal virgem. A agitação será ocasional e havendo desprendimento de vapor, deve-se adicionar água aos poucos. Não adicionar mais do que o necessário.
Na extinção rápida,é preciso que a cal seja colocada na água, nunca o iverso. A duração média desta extinção é de 5 à 30 mn. Nunca inferior a 5 mn.
Terminada a operação a cal deve ser envelhecida para que se possa completar a hidratação. A pasta obtida da cal de pedra envelhece num período de sete a dez dias, a cal em pó envelhece num período de 24 horas. Se não for usada logo depois de envelhecida, a cal começa a empedrar.
Aplicação
A cal gorda dissolve-se lentamente e é usada para revestimentos de alvenaria. A cal magra resiste a ação das chuvas, com o mesmo uso ou como um aditivo para amassamento de argamassa de cimento ou para uma argamassa mista.
Sem comentários:
Enviar um comentário