quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

ORÇAMENTAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS

O orçamento é o calculo dos custos para executar uma obra ou empreendimento.

É uma das primeiras informações que o empreendedor deseja conhecer ao estudar determinado projeto.

ORÇAMENTAÇÃO

Consiste na previsão dos custos de uma construção antes da sua realização, com base em documentos específicos:
  • Projetos;
  • Memorias descritivas;
  • Detalhes diversos.
Deve-se considerar todos os custos, diretos ou indiretos, envolvidos na construção do empreendimento.
Para a obtenção de um bom orçamento é necessário conhecermos:
  • A produtividade da mão-de-obra;
  • O consumo (rendimento) dos materiais;
  • Rendimento horário dos equipamentos envolvidos.
Quanto mais detalhado um orçamento, mais útil ele se torna, ficando mais fácil de obter informações sobre as quantidades e melhora o controlo dos custos.

Tipos de Orçamentos

Orçamento por Estimativa de Custo - é útil quando há necessidade de obter valores estimativos no momento em que o projeto arquitectónico está em execução e as especificações técnicas e de acabamentos ainda por serem definidos. Esse tipo de orçamento pode-se fazer mesmo que os projetos de especialidade estejam sem arrancar.

O valor desse tipo de orçamento pode ser muito útil, uma vez que permite avançar com o estudo de viabilidade económico, e ter uma ideia de custo do empreendimento.

Orçamento por estimativas leva-se em conta os principais serviços de construção, calculando-se seus custos de maneira simplificada e rápida. Neste caso, faz-se necessário um arquivo com valores unitários e atuais, a fim de que os cálculos unitários não sejam trabalhosos.

Calculo simplificado - obtido pelo custo unitário do metro quadrado de construção. É feito pela multiplicação de dois componentes que são: área equivalente de construção (correspondente a área real medida de cada padrão diferente, que ao custo unitário básico, tenha o mesmo valor estimado, ex. m2 de varanda, m2 de piso normal, m2 de arranjos exteriores, etc), e custo unitário do m2 de construção, que é o custo unitário obtido por meio do estudo baseado em técnicas reais e experiência diversificadas.

Orçamento Analítico - é a avaliação de custo obtida através do levantamento de quantidades de materiais e de serviços, a partir do projeto e da composição dos seus respectivos preços unitários.

O orçamento analítico deve ser apresentado numa planilha orçamentária, onde serão relacionados todos os serviços com as respectivas unidades de medida, extraídos dos projetos executivos e demais especificações técnicas e classificados segundo critérios que atendam às necessidades do construtor ou do 
contratante.

A planilha orçamentária pode ser classificada segundo a natureza dos grupos de serviços: estrutura de concreto, alvenaria, serviços elétricos, etc.

Desta forma, para a determinação do custo da obra é necessário desenvolver uma série de tarefas sucessivas e ordenadas, conforme sequência. 



Sem comentários:

Enviar um comentário